Não vote nulo!

Sobre o voto nulo, 

Em época de campanha sempre vemos falar a respeito de votar nulo como protesto e etc.., mas será que temos algum efeito nas eleições fazendo isso ?

Em 2010 o TSE publicou um boletim com algumas questões a respeito desta questão, eu gostaria de referencia-las aqui para conhecimento de todos.

1) Votar nulo causa anulação da eleição ?

Não.  O TSE decidiu que os votos nulos por manifestação aplitica dos eleitores (protesto) não acarretam em anulação da eleição.

2) Quais as principais hipóteses de anulação de votos ?

Anulação de votos obtidos por candidatos que vierem a ser condenados por compra de voto, abuso de poder economico ou por interferencia do poder politico ou de autoridade, assim o código eleitoral no artigo 222 prevê também que é anulavel a votação quando houver fraude ou coação.

 

3) Na ocorrência de irregularidades quando será marcada nova eleição ?

A votação precisa ser julgada e o TRE marcará a data da nova eleição dentro do prazo de vinte a quarenta dias.

 

4) Qual a consequencia de votar nulo ?

O voto nulo não é computado no total de votos válidos. Assim se você votar nulo poderá estar favorecendo a vitória de um candidato ruim, pelo abandono de sua oportunidade de escolher conscientemente o seu representante

 

5) Qual a diferença entre votar nulo e votar em branco ?

O voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção branco e confirma na urna. Assim como no voto nulo o voto em branco não é considerado no total de votos válidos.

 

 

 

Desta forma, venho pedir a todos que lerem este conteúdo, não vote nulo, analise os candidatos, vote naquele que é melhor para sua cidade e seu bairro , precisamos trazer politicos que zelem por nós, que zelem pelo interesse coletivo e não que pensem apenas em enriquecer, esta é a nossa chance de mudar as coisas, utilize o seu voto com sabedoria e lembre-se, votar em nulo ou branco significa que você retira um voto da contagem, deixando assim a necessidade de votos menores para aqueles politicos que não queremos nos governos.

Tags: 

Comentar

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
By submitting this form, you accept the Mollom privacy policy.