Banalização do uso de maconha e outras drogas

Ja vem um tempo que venho observando um comportamento dos jovens em Curitiba, eu sou de uma cidade do interior de Minas Gerais, lá a coisa (pelo menos no meu tempo) não éram tão escrachadas, porém em curitiba é muito comum que se observe em praças (ou como hoje no ponto de onibus) jovens fumando maconha, tranquilamente sem se preocuparem de estar fazendo algo ilicito ou não, eu não fumo maconha, não criticio quem fuma, nem sou a favor ou contra o uso, acho que cada um tem o direito de fazer oque quer, des de que não prejudique a ninguém, porém é claro que existe um prejuízo para o póprio individuo, recentemente vi um estudo sobre a utilização de maconha por jovens entre 14 e 22 anos, foi constatado uma diminuição no QI destes individuos, maior doque em individuos acima desta idade (com inicio do uso da droga após esta idade), ou seja, de alguma forma a maconha faz mal.

 

Ontem (29/08) foi dia nacional de combate ao fumo, vi uma pesquisa bem interessante a respeito que dizia que o governo brasileiro gasta mais de 20 bilhões em combate a doenças causadas pelo fumo, e que a arrecadação com imposto , vejamos um trecho da matéria.

No Distrito Federal (DF), por exemplo, a arrecadação, em média, é R$ 6,2 milhões mensais com a venda de cigarros (o valor corresponde a 25% do preço por maço). Por outro lado, o governo local gasta R$ 18 milhões por mês com o tratamento de doenças vinculadas ao fumo, segundo o pneumologista e coordenador do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Celso Rodrigues.

Ou seja, se gastamos 3 vezes mais cuidando de quem fuma (isso inclui a mim que sou fumante) porque continuamos a permitir que este produto seja vendido ? No meu ver isso só pode ser porque a indústria do cigarro deve estar comprando alguns políticos para que seu negócio não acabe, porque na minha opinião não faz sentido algum isso.

 

Um outro ponto interessante que estava pensando é com relação ao alcol (bebidas), eu adoro cerveja, wisky, vodka , gosto de ficar embriagado e tudo mais, é divertido, é relaxante e por ai vai, porém, quantas leis nós temos para que a bebida não seja consumida em determinados locais, temos leis para proibir que pessoas dirijam após beber, em vários transportes públicos não é permitido entrar carregando bebidas alcoólicas, isso tudo ocorre porque sabemos o efeito nocivo que a mesma tem ou pode ter sobre o comportamento humano, ontem mesmo houve em são paulo um acidente de transito por conta de um motorista embriagado, vejamos um pedaço da matéria.

SÃO PAULO - Um caminhoneiro bêbado causou um grave acidente às 21h30 de quarta-feira, 29, ao não frear e atingir 10 veículos que estavam parados junto ao semáforo próximo ao cruzamento entre a pista sentido bairro da Avenida Aricanduva e a Avenida Afonso Sampaio de Souza


Com tudo isso eu volto a perguntar, porque não é feita a proibição efetiva do consumo destas substancias , vou deixar de ter alguns prazeres que tenho com alcool ou cerveja, porém acredito que possamos ter uma vida melhor em um contexto maior, existem pessoas que com o alcool se tornam violentas, existem pessoas que morrem de cancer todos os dias ou mesmo de outras doenças por causa do tabagismo , então porque estes produtos ainda continuam sendo vendidos.

 

Se a idéia é ganhar dinheiro e deixar que a população se mate então vamos liberar o comércio irrestrito de armas que a coisa acontecerá muito mais rapidamente.

 

A grande questão é o como evitar que se uma atitude de proibição seja tomada não aconteça o mesmo que acontece com a maconha, se é proibido é proibido , é necessário que haja fiscalização disso, pois é proibido pensando no futuro de nosso filhos, no bem comum para todos nós, evitando que um bebado destrua sua vida ou mesmo que um filho perca um pai por causa do vicio do cigarro, e sim, maconha vicia também afinal qualquer coisa que gera reação de nosso cerebro, principalmente reação prazerosa , temos a tendencia a repetir e repetir e repetir.

 

Vamos todos pensar nisso, e vamos cobrar uma posição dos políticos e da sociedade quanto a isso, pois é um desrepeito com todos nós e também com nosso dinheiro, afinal, o dinheiro gasto cuidando de males causados por drogas, alcool e cigarro poderia estar sendo empregado em educação, ou mesmo na cura de outras doenças que não sejam causadas pelo comportamento auto destrutivo do ser humano.

 

Pense nisso.

 

 

 Segue abaixo os links das matérias que mensionei.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,brasil-gasta-mais-de-r-20-bilhoes-para-tratar-doencas-relacionadas-ao-tabaco,923222,0.htm

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,caminhoneiro-nao-freia-e-atinge-10-veiculos-na-zona-leste-da-capital,923364,0.htm

 

A imagem foi pega no link abaixo.

http://www.flickr.com/photos/s_v_p/288015940/

Imagens: 

Comentar

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
Atualizar Type the characters you see in this picture. Type the characters you see in the picture; if you can't read them, submit the form and a new image will be generated. Not case sensitive.  Switch to audio verification.